InstitutoVOX
TEMPO, OPERAÇÃO E EFEITOS DE UMA ANÁLISE
Responsável pelo grupo: Laerte de Paula
Frequência: Encontros quinzenais, às segundas-feiras, das 20h30h às 22h00
Participantes: Edson Rodrigues Neto, Eduardo Chatagnier, Gabriela Zasatski
Resumo da pesquisa
A pesquisa se propõe a investigar o que caracterizaria um conjunto de efeitos que possamos chamar propriamente de analíticos e interrogar os efeitos que um tratamento analítico se propõe deliberadamente a produzir. Para isso, pretende-se organizar um percurso de pesquisa com o intuito de recolher os referentes que podem ser convocados para essa articulação.
A princípio, conviria ler tais efeitos como subordinados a uma escansão temporal que indique diferentes momentos lógicos que compõem o processo, a saber, das entrevistas preliminares, ao indeterminado período que chamaremos aqui de intermediário, aos efeitos que convergiriam para a conclusão possível de uma análise. Um terceiro elemento pode compor este problema: quais operações participam da promoção de tais efeitos? Trata-se aqui de uma interrogação pelo tipo de oferta por parte do analista para obter os resultados passíveis de serem chamados aqui de analíticos.
Ainda que tanto a produção freudiana como a lacaniana se mostrem fecundas de indícios para tal organização, essa pergunta não parece respondida de forma condensada e definitiva em nenhum trabalho em particular. Dessa forma, a ambição deste trabalho não é tanto a de esgotar as diferentes problematizações que podem ser elencadas para este conjunto de interrogações, mas de convocar e propor um esforço de enxugamento de coordenadas conceituais básicas para navegar pelo problema.
A pesquisa trabalhará com um texto norteador que consiste no seminário ministrado por François Leguil em 1993, A entrada em análise e sua articulação com a saída. A partir daí, trabalharemos a pesquisa em diálogo com três grupos de trabalhos: a) alguns textos de Lacan sobre a direção da análise e reflexões sobre o fim do tratamento; b) trabalhos de comentadores da obra lacaniana acerca dos elementos propostos e; c) alguns testemunhos de analistas comentando de suas análises.
Bibliografia
A entrada em análise e sua articulação com a saída – François Leguil
A direção do tratamento e os princípios de seu poder – Jacques Lacan
Subversão do sujeito e dialética do desejo – Jacques Lacan
Nota italiana – Jacques Lacan
Seminário Dissolução – Jacques Lacan
Interpretação: as respostas do analista – Colette Soler
O tempo que falta – Colette Soler
Declinações da angústia – Colette Soler
El fin y las finalidades del análisis – Colette Soler
Como terminam as análises – Jacques-Alain Miller
O osso de uma análise – Jacques Alain Miller
O tempo na experiência da psicanálise – Dominique Fingermann
Algumas intervenções do analista – Alejandro Viviani
Psicanalise e psicoterapia – Radmila Zygouris
Fim de uma análise, finalidade da psicanálise – Alain Didier-Weill (Org.)
Conversações sobre final de análise – Sonia Leite (Org.)
O desenlace de uma análise – Gérard Pommier
Uma mulher e um homem depois da análise – Luis Dario Salamone e Lêda Guimarães
O desejo do analista: final de análise e passe – Antonio Quinet