#InstitutoVOX
Quem Somos
O Instituto Vox é um projeto de autoria de Mauro Mendes Dias. Orientado pelas teorias de Jacques Lacan e Sigmund Freud, o Vox é um Instituto particular, sem fins lucrativos,que desenvolve projetos de pesquisa em psicanálise vinculados à temas da atualidade e disponibiliza a seus membros um conjunto de atividades internas destinadas à formação continuada do psicanalista.
Além da grade interna de pesquisa e formação, o Vox oferece um calendário anual de atividades abertas ao público. Seminários, debates, jornadas de trabalhos, discussões sobre a clínica da infância, dentre tantos outros eventos. Para inscrever-se nos eventos acesse a Agenda ou o botão Atividades. Cadastre-se no mailing.
Grande parte de nossos eventos estão disponíveis na íntegra no canal do Vox no Youtube. O site oferece também uma Biblioteca Virtual, que possui o acervo escrito de nossos membros e parceiros.
Institucionalmente, os membros regularmente inscritos no Vox pagam a cota integral da mensalidade o que lhes confere livre acesso à todas atividades da grade interna de formação, exceto para o Dispositivo Clínico cuja entrada e participação é condicionada a requisitos descritos nos artigos institucionais.
As atividades internas, destinadas à formação continuada de seus membros possuem temas, espaços e funcionamentos variados. A atividade teórica obrigatória aos membros é realizada às quartas-feiras, das 20h às 22h, quinzenalmente. Trata-se do exercício de comentário de texto aos seminários de Jacques Lacan. A cada ano um seminário é lido pelos membros. Todas as demais atividades são facultativas, entretanto, uma vez feita a inscrição, pressupõe-se assiduidade e comprometimento com o espaço.
Caso tenha interesse em tornar-se membro do Vox recomendamos que, primeiramente, acompanhe as nossas atividades abertas ao público. As atividades abertas ao público conseguem traduzir traços da dinâmica institucional de formação e transmissão. Informe-se antes sobre nossas políticas institucionais e leia todos os artigos disponíveis nos botões: Sobre o Instituto e Organização Institucional e Modalidades de Inserção. Após a leitura destes artigos, dirija-se ao botão Quero ser membro.