#InstitutoVOX

O sujeito lacaniano e as sonoridades

Responsável: Paula Pereira

Periodicidade: Encontros quinzenais, às quartas-feiras das 14:30h às 16:00

A proposta desta pesquisa nasce do interesse em articular psicanálise, arte e música, com o objetivo de promover a elaboração das questões que emergem dessas intersecções. Intitulada “O sujeito lacaniano e as sonoridades”, a pesquisa busca acompanhar os momentos fundamentais da construção da noção de sujeito na psicanálise.
Partindo das articulações iniciais da teoria freudiana, do nascimento do conceito de inconsciente e seguindo com os avanços lacanianos que, em diálogo com a teoria linguística, da lógica e da topologia, desenvolve a noção de sujeito.

Ao longo dessa trajetória teórica, serão investigadas e observadas as questões relativas à sonoridade, incluindo os efeitos de musicalidade e voz, entre outros. A pesquisa pretende explorar como essas dimensões sonoras se aproximam da constituição subjetiva, além de explorar os efeitos em relação a sonoridade para o ser falante.

Tendo como base o que podemos acompanhar no desenvolvimento de Alain Didier-Weill em seu livro Os três tempos da lei (1997), a questão da musicalidade articulando as diferenças entre as bases freudianas e lacanianas do sujeito:

[…] a música tornaria o eu menos ingênuo, arrancando-o da
inocência que lhe fazia desconhecer a pressão íntima que
intimava um sujeito a existir. Ela instrui o eu de que essa pressão,
então, não é estranha a esse estranho, radicalmente exterior, que
é o Outro. Nesse encontro entre o mais íntimo e o mais exterior, o
sujeito aprende que ele não é constituído, segundo a concepção
freudiana, por uma descontinuidade dentro-fora, mas, segundo a
concepção moebiana, por uma continuidade entre o íntimo e o
exterior que Lacan batizou com um neologismo: o “ex-timo” p.239

Assim, os elementos vinculados tanto à manifestação musical quanto à constituição psíquica, como voz, ritmo, tempo e ressonância, serão estudados para serem abordados a partir de um viés psicanalítico, buscando compreender suas funções e importâncias A pesquisa partirá de alguns textos importantes de Sigmund Freud, como A Interpretação dos Sonhos, avançando com textos de Jacques Lacan localizados na obra Escritos, assim como capítulos dos seminários “O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise” e “As formações do inconsciente”.

Contaremos também com as contribuições de psicanalista que se debruçaram sobre o tema, como Alain Didier-Weill, Jean-Michel Vives, Jean-Claude Maleval, Mauro Mendes Dias e contribuições de trabalhos dos psicanalistas do Instituto Vox como Kamila Fahs e
Claudio Akimoto, além do diálogo com outros grupos de pesquisa.

Referências:

Akimoto, C. K. (2022). Silenciamento e abandono: uma abordagem pela voz. Tese de doutorado 

Fahs, K. (2019). A voz e o espaço, o espanto e o inquietante: esferas e afetos de uma passagem de fronteira. Dissertação de mestrado

Dias, M. M. (2019). A relação entre a música, o canto e o teatro, pela dança. Biblioteca virtual do Instituto Vox
Dias, M. M. (2019). As vociferações e seus tratamentos possíveis. Biblioteca virtual do Instituto Vox.
Freud, S. (2019). A interpretação dos sonhos. Porto Alegre, RS: L&PM. (Trabalho original publicado em 1900)
Lacan, J. (1954-55). Seminário 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.

Lacan, J. (1957-58). Seminário 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar. 

Lacan, J. (1960). Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano . In Escritos. (pp. 807). Rio de Janeiro: Zahar

Lacan, J. (1966). De nossos antecedentes. In Escritos. (pp. 69). Rio de Janeiro: Zahar

Lacan, J. (1961). APÊNDICE II – A Metáfora do Sujeito. In Escritos. (pp.903). Rio de Janeiro: Zahar