Apresentação de pacientes
A atividade de apresentação de pacientes é realizada desde antes da criação do Instituto Vox. Ela se mantém como eixo privilegiado nas elaborações levadas adiante nos estudos continuados sobre as psicoses, dirigidos por Mauro Mendes Dias. Esta atividade se estrutura em parceria com outras instituições psicanalíticas, parceiras do Instituto Vox e hospitais psiquiátricos (locais onde a apresentação ocorre).
A atividade visa promover um encontro com o sujeito psicótico em condições que lhe sejam permitidos o acesso à fala, assim como a tomada de decisões no diálogo. Tais condições permitem que, numa primeira entrevista, diante do público mantido em silêncio, o laço com o psicanalista seja sustentado.
Essa iniciativa se vale da orientação sempre presente no ensinamento de Lacan, qual seja, sua diferenciação com a clínica psiquiátrica na qual o paciente é colocado no lugar de ilustração de um saber pré-constituído.
A orientação seguida no Instituto Vox considera que os diferentes momentos de elaboração da apresentação de pacientes: entrevista, discussão com o público e retomada em Outro lugar, participa diretamente da formação do psicanalista em seu caráter de extensão da Psicanálise, tanto quanto contribui para que um saber marcado por fracassos reconquiste seu lugar decisivo no “saber do psicanalista”.
O acesso à atividade de apresentação de pacientes pelo Instituto Vox é reservado a seus membros e convidados.
Consulte nossa Agenda para saber datas e locais das apresentações.