#InstitutoVOX

Seminários

O Instituto Vox oferece um calendário anual de seminários temáticos abertos ao público. Desde sua raiz latina, seminário evoca o lugar no qual ideias são semeadas, ou seja, causam o nascimento de elaborações. No percurso de Jacques Lacan, seus seminários seguiram diferentes momentos nos quais podemos acompanhar sua relação com Freud, seja no sentido de retomar os textos freudianos ou de avançar numa direção não coincidente com a do fundador da Psicanálise.

Cada membro do Vox que se autoriza a levar adiante a iniciativa de ministrar um seminário é responsável por fazer chegar ao público questões articuladas a partir do solo adubado pelos fundadores da psicanálise. Os seminários do Vox possuem seus temas e sua dinâmica renovados anualmente.

Na aba do Instituto Vox TV você encontra os vídeos dos seminários disponíveis na íntegra e de modo sequenciado.

Enlaçamentos e desenlaçamentos do inconsciente

Seminário: Enlaçamentos e desenlaçamentos do inconsciente.

Responsável: Mauro Mendes Dias

Periodicidade: Quintas-feiras, das 20h às 22h, quinzenal.

Descrição:

  • O objetivo do seminário é apresentar os fundamentos da experiência clínica, na Psicanálise, a partir da noção de enlaçamento e desenlaçamento como nomes próprios do funcionamento do inconsciente. Para conceber o funcionamento desses nomes próprios, é decisivo contar com a noção de identificação que liga o sujeito ao Outro, desde sua constituição. Ele se enlaça, tanto quanto se desenlaça do Outro, devido a sua condição desejante, que é fundada pela identificação simbólica ao desejo do Outro. O enlaçamento, assim, é o nome desse laço com o desejo Outro, o qual, se apresenta primeiramente como voz e olhar. Objetos, esses que, desde o fantasma, cativam o sujeito numa direção contrária ao desenlaçamento. Uma vez que esse último, como um dos nomes do funcionamento do inconsciente, divide aquele que fala, através dos pedaços de real que participam da vida. De forma a acompanhar a divisão que o olhar introduz junto ao ver, é necessário apreender a divisão, pela pintura, desde o quadro, na obra de arte, em Lacan. Por isso mesmo que, nesse ano que se inicia, serão retomadas a análise dos quadros, Os Embaixadores, As meninas, tanto para mostrar o enlaçamento do sujeito, pelo que captura, desde o olhar, assim como o que o divide, como morte, anamorfose. Os enlaçamentos e desenlaçamentos, são responsáveis pela constituição de laços sociais, ou seja, políticos, desde os discursos. Uma noção de interpretação participa diretamente para esclarecer as formas de corte, Lacan, assim como de seus fundamentos simbólicos, Freud e Lacan. A noção de tratamento é coextensiva, como abordagem, das ligações entre enlaçamentos e desenlaçamentos do inconsciente.

Inscrição:

Para participar do evento, siga a sequência abaixo:

  1. Acesse o link Agenda no menu superior ou clique aqui;
  2. Clique no Evento desejado(você será direcionado(a) para a página do Evento);
  3. Na página do Evento, informe os seus dados para conclusão da inscrição;
  4. Para eventos que necessitam de pagamento, siga as instruções para realizar o PIX;
  5. Envie o comprovante do PIX para o email [email protected]

A psicanálise e os estudos sobre a voz

Seminário: A psicanálise e os estudos sobre a voz

Responsável: Cláudio Akimoto

Periodicidade: Quintas-feiras, das 20h às 22h, quinzenal.

Descrição:

  • A proposta do seminário é de realizar um percurso que parte de uma investigação sobre o tema da voz, sua presença e incidência na teoria e prática psicanalíticas, como fundamentadas pela referência às obras de Sigmund Freud, Jacques Lacan, e Alain Didier-Weill. Apoiado nesse fundamento da voz que vem pela tradição da Psicanálise, a investigação se orienta a um horizonte de articulação com possíveis pontos de contato e interlocução entre o campo psicanalítico e outras áreas de saber que abordam o tema da voz e compõem o que se passou a nomear como campo de estudos sobre a Voz. Ao longo da última década, esse campo se organizou como esforço conjunto transdisciplinar, abarcando diversas áreas do saber que, cada uma a seu modo, se debruçam sobre o estudo do tema da voz. Campos como os da linguística, música, teatro, filosofia, física, tecnologia, e história que, cada um a partir de sua especificidade, participam de um esforço de investigação conjunto sobre o tema da voz, em suas diversas acepções e implicações. A partir dos resultados desse esforço conjunto de pesquisa, este Seminário se propõe a sustentar um reposicionamento do tema da voz no campo dos debates, indicando a voz como operador conceitual decisivo na atualidade, com importantes consequências nos campos do pensamento crítico, e implicações para o trabalho do psicanalista, não apenas na clínica, mas também no campo social e político. A atividade é aberta ao público e os encontros têm frequência quinzenal, sempre às sextas-feiras, das 17h às 19h.

Inscrição:

Para participar do evento, siga a sequência abaixo:

  1. Acesse o link Agenda no menu superior ou clique aqui;
  2. Clique no Evento desejado(você será direcionado(a) para a página do Evento);
  3. Na página do Evento, informe os seus dados para conclusão da inscrição;
  4. Para eventos que necessitam de pagamento, siga as instruções para realizar o PIX;
  5. Envie o comprovante do PIX para o email [email protected]