#InstitutoVOX
Psicossomática
Responsável: Fabiana de Mattos Grosso
Participantes:
Alessandra do Nascimento Bachini Lazzari
Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira
Periodicidade: Encontros quinzenais, às quartas-feiras das 14:30h às 16:00
Esta pesquisa começou pelo desejo de vivenciar este exercício de pensamento que é a pesquisa no Vox. Em seguida, o tema psicossomática foi definido, por uma percepção que o assunto é pouco abordado em nossa formação.
O livro La Cuestión Psicosomática, do autor Raul Courel, será a referência bibliográfica que nos norteará no estudo da psicossomática.
A partir de uma primeira leitura, os focos da pesquisa foram definidos. Partiremos da busca de uma definição teórica. É um sintoma, uma estrutura? Como a psicanálise lacaniana a define? Como pensar o corpo, qual lugar ocupa? Qual os enlaçamentos que permeiam a singularidade da psicossomática?
Os desdobramentos da pesquisa visam a estudar, a partir dessa conceituação teórica, quais são os tratamentos possíveis considerando suas particularidades.
O passo seguinte foi o convite para participar da pesquisa, desafio aceito por Luiz Eduardo, Alessandra e Paula.
Iniciamos nosso estudo pelo livro citado acima. Percebemos a necessidade, nos encontros iniciais, pelas referencias do autor, de estudar os textos “A eficácia simbólica”, de Lévi-Strauss, e sua “Introdução à obra de Marcel Mauss”.
Referências:
COUREL, R. La cuestión psicosomática. Estudio psicoanalítico sobre un tipo de perturbaciones orgánicas con etiologías insuficientemente precisadas. Ed. Manantial, 1996.
LÉVI-STRAUSS, C. A eficácia simbólica. In: _____. Antropologia estrutural. Cosac&Naify, 2008.
LÉVI-STRAUSS, C. Introdução à obra de Marcel Mauss. In: Mauss, M. Sociologia e antropologia. Cosac&Naify, 2003.